Programa de Desenvolvimento Integrado do Pinhal Bravo de Soajo
A vila de Soajo, conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes e tradições ancestrais, é palco de um novo projeto
– Programa de Desenvolvimento Integrado do Pinhal Bravo de Soajo.
A Associação Soajo – Identidade e Património desenvolve este programa para ser implementado com a Comunidade Local de Baldios de Soajo, contando com a parceria da Resipinus – Associação de Resineiros de Portugal e a RaizesIn.
Este projeto, que combina a preservação ambiental, a valorização de práticas tradicionais e a inovação, tem como um dos seus pilares centrais a criação de emprego direto e o estímulo à iniciativa local. Através de uma abordagem integrada, o programa não só gera oportunidades de trabalho, mas também abre portas para que a comunidade explore novas fontes de rendimento e fortaleça a economia local.
Este programa, desenhado para harmonizar a preservação ambiental, a valorização económica e o fortalecimento comunitário, é um exemplo de como as comunidades rurais se podem reinventar de forma sustentável, mantendo vivas as suas raízes culturais e naturais.
Através do interesse manifestado na resinagem pela Associação Soajo Identidade e Património junto da Resipinus, surgiu a oportunidade de efectuar um Laboratório de Resinagem juntamente com a Comunidade Local de Baldios de Soajo, através do projecto RN21, em parceria com a Resipinus – Associação de Resineiros de Portugal, que durante o ano de 2024 decorreu em Soajo, para entender o potencial da actividade de resineiro .
Nesse contexto, uma equipa funcionários da Comunidade Local de Baldios de Soajo , teve um workshop inicial para introdutório à actividade do Resineiro, e ao longo da época de resinagem deu inicio a esta actividade numa pequena parcela do Pinhal Bravo em Soajo.
Paralelamente, a parcela a ser resinada, foi alvo de um estudo integrado no Mestrado de um aluno da Faculdade de Ciências Florestais, com o objectivo de analisar o crescimento de cerca de 30 pinheiros, de modo a estabeleer uma relação entre o crescimento do pinheiro e o seu nivel de produção, tendo em conta factores geograficos e metereológicos.
E os resultados foram promissores . Quer ao nivel do crescimento natural dos pinheiros bravos, quer ao nivel das quantidades de resina extraida. O que configurou e deu base ao plano que abaixo se identifica .
Na sequencia desta iniciativa surge a possibiidade de efectuar uma candidatura para Beneficiação do Pinhal Bravo ao Fundo Ambiental, e que foi efectuada em parceria com a a RaizesIn , reforçando assim, a importancia da preservação deste património florestal na comunidade Soajeira e com o objectivo de se reforçar o papel da Comunidade Local de Baldios na criação e manutenção de emprego na Freguesia.
Esta iniciativa contou também, com o Workshop de novas técnicas de resinagens, desta vez aberto ao publico em Geral, e que permitiu aos formandos ensaiar novas formas de resinar . Como consequencia desta inciativa a Comunidade Local de Baldios de Soajo , juntamente com a Associação e a Resipinus, acordaram dar continuidade ao Laboratório de Resinagem por mais uma época , com o objectivo de atingir as 1000 arvores resinadas e no final, efectuar um balanço do potencial financeiro obtido e perspectivar o ano de 2026 com a actividade de resinagem em pleno funcionamento em Soajo .
Mais informações sobre o Programa de Desenvolvimento do Pinhal Bravo de Soajo em https://pinhalbravo.soajo.org/
Em Soajo, o pinhal bravo não é apenas uma árvore; é a raiz de uma nova esperança para o mundo rural.