No âmbito seu plano de actividades , o núcleo do Ambiente, Floresta e Agropecuária Extensiva da Associação Soajo Identidade e Património juntamente com a Comunidade de Baldios de Soajo, integrado no programa RN21, sob orientação de Marco Ribeiro, presidente da Resipinus – Associação de Destiladores e Exploradores de Resina, deu hoje início ao programa de valorização do pinhal bravo de Soajo.
Durante um ano , este programa de valorização do pinhal bravo tem como objectivo a dinamização da actividade do Resineiro em Soajo, e a expectável criação de mais oportunidades de emprego na freguesia, através da recolha de uma matéria prima natural e nesse sentido uma aposta numa economia local sustentável , que nos liga diariamente a centenas de produtos que vão desde a perfumaria até às colas dos pensos para feridas .
Vamos resinar uma área de ensaio de aproximadamente 1 hectare de modo a perceber o seu potencial, e desenvolver um programa de emprego e desenvolvimento sustentável nesta área .
Esta ação será complementada com uma formação técnica , ministrada pela Resipinus durante 2024 na freguesia de Soajo e aberta a população em geral.
Como complemento a esta acção experimental de Resinagem, foi efectuada uma candidatura ao Fundo Ambiental, para beneficiação ( limpeza e manutenção) do Pinhal Bravo em Soajo.
Uma parceria
Soajo Identidade e Património e a Comunidade de Baldios de Soajo
Coordenação Técnica
Resipinus